
“Já superámos essa fase das tendas”: Donald Trump quer construir salão de festas de 100 milhões de dólares na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende construir um salão de festas na Casa Branca, um projeto avaliado em 100 milhões de dólares. A ideia não é nova e remonta ao período da administração de Barack Obama, quando Trump sugeriu pela primeira vez a criação de um espaço deste tipo para evitar a necessidade de tendas temporárias para eventos oficiais.
Durante um evento na Sala Este da Casa Branca, no início de fevereiro, Donald Trump reiterou a sua intenção de construir um salão de festas semelhante ao que tem em Mar-a-Lago, a sua residência privada na Florida. Segundo o presidente, este novo espaço permitiria evitar a realização de recepções e jantares em tendas no jardim. “Nós poderíamos usar uma sala maior… Você sabe o que fazem quando têm uma grande cerimónia? Montam uma tenda. E de alguma forma acho que já superámos essa fase das tendas”, declarou Trump.
A ideia inicial surgiu em 2010, quando Trump criticou o facto de um jantar de Estado para o primeiro-ministro da Índia ter sido realizado numa tenda no jardim da Casa Branca. Segundo David Axelrod, ex-conselheiro de Obama, Trump comentou na altura: “Vejo que fazem esses jantares de Estado no relvado, dentro dessas pequenas tendas de m****”.
Apesar de ter manifestado interesse em financiar a obra, a proposta nunca chegou a ser seriamente considerada pela administração Obama. Em 2016, o ex-secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, confirmou à ABC que a ideia “não foi algo que tenha sido considerado com seriedade”.
As primeiras projeções indicam que o salão de festas seria construído no South Lawn da Casa Branca, possivelmente acima do East Terrace. Trump garantiu que pretende financiar integralmente o projeto, afirmando: “Vai custar nada, eu pago tudo”.
Caso avance, a construção do salão precisaria da aprovação de várias agências federais e do Congresso dos Estados Unidos. Até ao momento, não houve uma resposta oficial à proposta, mas a ideia foi recebida com entusiasmo por apoiantes de Trump quando o presidente abordou o tema publicamente.
Mudanças na Casa Branca sob a administração Trump
Desde o início do seu segundo mandato, Donald Trump tem promovido diversas alterações na Casa Branca. O próprio design do Salão Oval foi modificado, abandonando o estilo minimalista, e recentemente o presidente anunciou planos para pavimentar o Rose Garden.
Caso o projeto do salão de festas seja aprovado, esta será mais uma intervenção significativa na histórica residência presidencial americana. A construção visa eliminar a necessidade de tendas temporárias para eventos oficiais, como o jantar de Estado de 2009 para o primeiro-ministro indiano, que foi realizado numa estrutura externa e, segundo a Vanity Fair, pode ter custado mais de 100 mil dólares.
Donald Trump insistiu que este será um projeto importante para a funcionalidade da Casa Branca e que está disposto a custear integralmente a obra. “Será uma bela adição, vai custar nada, eu pago tudo, vamos fazer um espaço grande e bonito para a Casa Branca… Vamos ver se Trump aprova”, disse o presidente.
Ainda não está claro se o projeto irá adiante ou se enfrentará resistência por parte das entidades reguladoras e do Congresso. Para já, a ideia continua em discussão e a sua execução dependerá de decisões políticas nos próximos meses.