Já há data definida para decidir o futuro de Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia

Já há uma dia definido para ‘decidir’ o futuro de Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia: será na próxima quinta-feira, 18 de julho, às 13h. Nessa data, os membros do Parlamento Europeu votarão para determinar se von der Leyen obterá um segundo mandato. Para ser reeleita, necessita de 361 votos de um total de 720 eurodeputados.

A decisão final sobre a data da votação foi tomada durante uma reunião da Conferência dos Presidentes, os altos responsáveis do Parlamento Europeu.

Segundo a agenda do Parlamento para a próxima semana em Estrasburgo, Ursula von der Leyen fará uma declaração às 9h, seguida de um debate que se prolongará até às 11h.

A votação terá início às 13h e os eurodeputados terão 30 minutos para votar em papel, após o que os votos serão contados e os resultados anunciados por volta das 14h45.

Caso von der Leyen não consiga obter os 361 votos necessários, os líderes nacionais da União Europeia terão de se reunir novamente para apresentar um novo candidato para a presidência da Comissão Europeia. Esta eventualidade obrigaria a uma nova ronda de negociações e consultas entre os Estados-membros para encontrar uma alternativa viável.

Esta votação é um momento crucial para a liderança da Comissão Europeia, e o desfecho terá implicações significativas para a direção futura da União Europeia.

Ler Mais