Israel planeia anexar e colonizar norte de Gaza como parte da próxima fase do conflito, denuncia jornal israelita
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e o seu Governo de extrema-direita estão a preparar-se para a próxima fase do conflito em Gaza, que pode envolver a anexação e construção de colonatos no norte do enclave, indicou esta terça-feira o jornal israelita ‘Haaretz’: de acordo com a publicação, Telavive está a “esforçar-se para concluir a sua tomada do norte da Faixa de Gaza, desde a fronteira anterior até ao corredor Netzarim”.
Esta corredor terrestre foi usado por Israel para dividir o enclave sitiado ao meio e criar essencialmente uma zona-tampão. “Podemos prever que esta área [norte de Gaza] será gradualmente disponibilizada para assentamento judaico e anexação a Israel, de acordo com o grau de protesto internacional que tais medidas possam gerar”, referiu o jornal, que traçou um quadro sombrio para os moradores palestinianos no norte de Gaza – o plano do Governo israelita fará com que estes sejam deslocados à força sob ameaça de fome e sob o pretexto de “proteger as suas vidas”.
Uma expansão do território israelita através da anexação de partes de Gaza seria um sonho para Netanyahu, algo que “seus apoiantes verão como uma conquista de vida”, destacou a publicação.
O plano de Telavive prevê também que o Hamas continuará a controlar a parte sul do enclave, entre o corredor Netzarim, no centro de Faixa de Gaza, e o corredor Filadélfia, no sul, com a maior parte dos 2,3 milhões de habitantes confinados a este território exíguo.
Havia 21 colonatos israelitas na Faixa de Gaza antes das forças de Telavive se terem retirado da área em 2005.