Isenção de IMT chega a 26 mil jovens: casas custaram em média 189 mil euros

Quase 26 mil jovens já beneficiaram da isenção do IMT, revelou esta quinta-feira o jornal ‘Público’: ao todo, foram 25.933 jovens que adquiriram 18.213 imóveis, sendo que o preço médio de aquisição foi de cerca de 189 mil euros, num total global de 3,4 mil milhões de euros.

Segundo o Ministério das Finanças, “o valor acumulado do benefício fiscal atribuído aos jovens já excede os 100 milhões de euros (75,3 milhões referentes ao IMT Jovem e 26,4 milhões de IRS Jovem)”.

Recorde-se que a isenção total ou parcial do imposto municipal sobre transações onerosas de imóveis (IMT) e de imposto do selo (IS) abrange jovens até aos 35 anos e garante isenção total dos dois impostos no caso de aquisição de primeira habitação própria e permanente, até 316.772 euros – se a aquisição for feita através de crédito bancário, está garantida a isenção do IMT, mas mantém-se a cobrança do IS no valor de financiamento. Ou seja, na compra de uma casa por 200 mil euros implica uma redução de impostos de 5.577 euros.

O Governo lançou a medida a 1 de agosto último, com o objetivo de ajudar os jovens a comprar casa, sendo que para beneficiarem não precisam de apresentar rendimento mínimo ou máximo, bastando não ser considerado dependente. O financiamento também não é limitativo: pode ser assegurado por crédito bancário, total ou parcial, ou recurso a poupanças próprias ou de familiares.