
ISEG Executive Education relança programa internacional para líderes de topo em parceria com a Columbia Business School
O ISEG Executive Education uniu forças à Comumbia Business School para realizar mais uma edição de um programa que se destina a gestores de alta-direção e membros dos conselhos de administração das empresas.
Ao longo do ISEG + Columbia Strategic Leadership Program, os gestores são colocados em cenários de debate, de reflexão e de construção a respeito do seu perfil de liderança e são desafiados a integrar estas competências nucleares.
Esta edição do programa conta com 26 participantes que representam algumas das empresas e marcas maiores e de maior impacto na atividade económica do país, como por exemplo a Caixa Geral de Depósitos, Montepio, Altri, Lusitânia, Gato Preto, H3 ou Grupo Cofina, entre outros.
A primeira semana realizou-se em Lisboa, com foco na “Agenda de um Líder”, e o grupo de participantes refletiu sobre temas como a inovação, sustentabilidade, governação, geopolítica, macroeconomia e novas tecnologias.
Na segunda semana do programa, a decorrer em Nova Iorque entre os dias 2 e 6 de outubro, os participantes irão desenhar a sua jornada de liderança e refletir sobre o seu credo e valores pessoais. Trata-se de um exercício que ajuda a definir o caminho futuro para estes executivos de topo.
De acordo com os dados do World Economic Forum estima que 5 em cada 10 trabalhadores necessitarão de formação antes de 2027 para manter a sua relevância no mercado de trabalho, e 44% das competências necessárias nas organizações serão alteradas, sendo que a liderança se situa em 4º lugar da lista de prioridades para a formação de competências.
O ISEG acredita que as competências certas em liderança ajudam os executivos a tomarem decisões ponderadas sobre a missão e objetivos das duas organizações, alocar corretamente os recursos e, por último, melhorar a performance da empresa.
“O Strategic Leadership Program é uma oportunidade única de parar e pensar, baseado em food for thought de alta qualidade. Melhor do que fazê-lo sozinhos, é podermos fazê-lo com outras pessoas que partilham as mesmas necessidades e dúvidas estratégicas. No final crescemos juntos, beneficiando-nos a nós e às nossas organizações”, destaca o Professor João Duque, Presidente do ISEG.
Por sua vez, Bruce Craven, Academic Director in Executive Education, da Columbia Business School, diz-se satisfeito por continuar a colaborar com o ISE, e destaca que “em 2022, o envolvimento intelectual e educacional entre as duas universidades criou um ambiente de aprendizagem de classe mundial”.
O responsável explica ainda que “o curso foca-se na liderança pessoal, interpessoal e estratégica, oferecendo aos executivos visitantes a oportunidade de aprenderem com professores premiados e aproveitarem também o seu próprio conhecimento profissional e experiência de vida, à medida que expandem sua rede de negócios.”