
Irão pede esclarecimentos a Portugal sobre autorização de aviões americanos nas Lajes
O Irão quer que Portugal esclareça a cedência da Base da Lajes aos Estados Unidos para aterrarem e prepararem aviões americanos de reabastecimento. Em declarações à ‘CNN Portugal’, Majid Tafreshi indicou que “gostaria que o primeiro-ministro abordasse o tema o mais rapidamente possível”.
Se Portugal cedeu a Base das Lajes, então, segundo o Irão, “definitivamente fez parte da agressão”. “O que é importante saber é o que sabia sobre a agressão e se está intencionalmente de acordo. E se concorda, o país devia declará-lo corajosamente”, apontou o embaixador. “Seguir qualquer agressão sem a permissão do Conselho de Segurança da ONU é uma forma de participação na agressão que eu acho que deve ser investigada”, frisou.
Na passada sexta-feira, a base das Lajes, nos Açores, recebeu 12 aviões reabastecedores da Força Aérea americana, sendo que Departamento de Defesa dos Estados Unidos não comentou se a presença destas aeronaves estaria relacionada com a situação no Médio Oriente.
Questionada sobre a presença destas aeronaves nas Lajes, fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) disse apenas que “o Comando Europeu dos EUA acolhe habitualmente aviões militares (e pessoal) dos EUA em regime transitório, em conformidade com acordos de acesso a bases e sobrevoo com aliados e parceiros”.
“Para além disso, não temos mais nada a partilhar”, acrescentou.