iPad abandonado obriga avião a aterrar de emergência no Porto e desencadeia operação de segurança

Um iPad sem dono encontrado a bordo de um voo da Transavia entre Paris-Orly e Lisboa obrigou a uma aterragem de emergência no Porto, na passada quinta-feira, desencadeando uma operação de segurança que envolveu o isolamento do local e a presença de equipas especializadas em inativação de explosivos.

O caso foi noticiado pelo The Aviation Herald, publicação especializada em aviação, e confirmado por várias fontes da imprensa portuguesa. De acordo com a informação disponível, a aeronave — um Boeing 737-800 — realizava o voo TO7646 com destino ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, quando uma comissária de bordo encontrou um iPad a bordo cuja propriedade não foi reclamada por nenhum passageiro.

Perante a possibilidade de se tratar de um objeto suspeito, a tripulação tentou identificar o proprietário entre passageiros e colegas, mas sem sucesso. Dado o contexto e por precaução, foi declarado “Mayday”, o código internacional de emergência utilizado na aviação civil em situações críticas que exigem prioridade absoluta de aterragem.

O avião aterraria em segurança no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde ficou em solo durante cerca de 90 minutos, enquanto se ativava o protocolo de segurança.

Segundo o Jornal de Notícias, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deslocou-se ao local com vários meios operacionais, incluindo equipas especializadas em inativação de explosivos (EIE). A zona foi isolada, as operações de aterragem e descolagem suspensas temporariamente, e seguiu-se uma inspeção completa à aeronave para verificar a natureza do objeto.

Concluída a intervenção e confirmado que o iPad não representava perigo, o dispositivo foi retirado da cabine e o avião autorizado a retomar viagem rumo a Lisboa. O voo chegou à capital portuguesa com cerca de duas horas de atraso relativamente ao horário previsto, tendo decorrido o restante percurso sem incidentes.

Até ao momento, não foi apurada a identidade do dono do tablet, nem esclarecido como o dispositivo terá sido embarcado sem ser reclamado por nenhum passageiro.