“Investidores precisarão de novos e claros impulsionadores de mercado em alta para inverter a tendência”, refere analista
A maioria dos índices de referência das ações foi negociada em ligeira alta na Europa, esta quarta-feira, na sequência de uma recuperação dos mercados asiáticos durante a noite, à medida que a liquidação de ações fazia uma pausa.
O índice STOXX-50 abriu em alta, impulsionado por desempenhos sólidos de muitos setores, como o industrial, o dos produtos cíclicos de consumo e o da saúde, enquanto as ações tecnológicas e energéticas foram as que mais subiram esta manhã.
Esta recuperação teve lugar depois de o mercado ter atingido ontem um novo mínimo de seis meses, induzindo os traders a realizarem alguns lucros, uma vez que os mercados acionistas estavam a caminho da sua maior série de perdas este ano.
Além disso, os dados industriais tranquilizadores da China, combinados com a perspetiva de um feriado bancário de seis dias no país, também contribuíram para a ação de alta dos preços de hoje.
A diminuição do ambiente de risco também pode ser vista noutras classes de ativos, uma vez que a ação estável dos preços do euro, combinada com a alta dos títulos do Tesouro da UE, tende a apoiar a atual tendência de alta dos mercados de ações.
No entanto, muitos se perguntam se a ação dos preços de hoje será duradoura ou se será apenas uma correção técnica de alta dentro de uma tendência de baixa mais profunda. De facto, os fundamentos não se alteraram significativamente e os investidores precisarão de novos e claros impulsionadores de mercado em alta para inverter a tendência.
As últimas encomendas de bens duráveis dos EUA e os inventários de petróleo bruto podem fornecer aos traders mais pistas sobre a direção que a macroeconomia irá tomar a curto e médio prazo, no final desta tarde.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades