“Investidores podem celebrar o facto de que o final de 2022 está à vista”, afirma economista da Allianz GI
Na análise semanal da Allianz Global Investors (Allianz GI), gestora global ativa de investimentos, sobre a próxima semana, Greg Meier, Diretor, Economista Sénior, Economia e Estratégia Global, deixa claro que “os investidores podem celebrar o facto de que o final de 2022 está à vista”, tendo em conta que “tem sido um caminho atribulado para a economia global, um ano marcado pela turbulência geopolítica, crescimento dececionante, inflação crescente e o aumento mais rápido nas taxas de juro em décadas”.
O economista acentua a má situação dos ativos financeiros, referindo que, desde o início de 2022, as ações globais já caíram mais de 20%, acrescentando que as obrigações, que costumam ser um ativo seguro em altura de turbulência, estão a ter o pior ano desde 1926.
“Para onde vamos a partir daqui? Os obstáculos são uma parte natural do investimento. Mas as notícias financeiras têm tido uma tendência favorável nos últimos tempos, em parte porque as expectativas foram estabelecidas demasiado baixas.”
Sobre a próxima semana, Greg Meier refere que os resultados empresariais continuarão a estar no centro das atenções, sendo mesmo a semana com mais divulgações deste terceiro trimestre.
Especificamente na Europa, segunda-feira “é um grande dia para os investidores” da região, pois “dados preliminares podem mostrar que não houve crescimento do PIB no terceiro trimestre, depois de uma expansão em cadeia de 0,8% no segundo trimestre”. Será ainda divulgada a estimativa rápida da inflação de outubro.