“Investidores irão tentar avaliar o rumo das políticas monetárias na sequência das decisões e declarações” dos reguladores, explica analista
As ações europeias caíram ligeiramente na abertura da primeira sessão de negociação desta semana, com os investidores a prepararem-se para as decisões monetárias da Fed, do Banco do Japão e do Banco de Inglaterra.
A volatilidade estava a aumentar esta segunda-feira, com as ações dos setores cíclicos de consumo, imobiliário e tecnológico a liderarem a maioria dos índices de referência da UE em baixa, antes de mais uma semana agitada.
No entanto, na frente técnica, a ação dos preços de hoje ainda não é ameaçadora para os investidores em alta, uma vez que pode ser vista como um movimento corretivo “habitual” após a forte recuperação que começou na semana passada.
O índice STOXX-50 está a desafiar um patamar recém-estabelecido entre 4.265,0 pts e 4.280,0 pts, onde os investidores parecem ser poderosos o suficiente para evitar que o mercado caia mais baixo até agora. A tendência de alta de curto prazo permanecerá viva, desde que nenhuma quebra seja registada abaixo desse nível.
Com os principais eventos macroeconómicos desta semana, esperamos que a volatilidade do mercado permaneça elevada, uma vez que os investidores irão tentar avaliar o rumo das políticas monetárias na sequência das decisões e declarações públicas sobre as taxas da Reserva Federal, do BoJ e do BoE, após as sugestões dovish fornecidas na semana passada pelo BCE.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades