“Inteligente e experiente”: Putin tece elogios a Trump e mostra-se otimista numa solução para a tensão entre EUA e Rússia
Vladimir Putin elogiou esta quinta-feira o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, descrevendo-o como “inteligente” e “experiente”. “Até onde posso imaginar, o presidente recém-eleito é uma pessoa inteligente e bastante experiente”, salientou o presidente russo, aos jornalistas, durante uma visita oficial ao Cazaquistão.
Putin acrescentou que está otimista de que a Administração Trump será capaz de amenizar o relacionamento tenso entre os EUA e Rússia. “Acho que ele encontrará uma solução”, apontou, defendendo a inocência de Trump na série de processos federais e estaduais de que foi alvo, considerando-os de “procedimentos judiciais humilhantes e infundados”.
Recorde-se que Donald Trump nomeou, esta quinta-feira, o tenente-general reformado Keith Kellogg como o seu enviado especial para a Ucrânia e a Rússia. “Keith liderou uma distinta carreira militar e empresarial, incluindo servir em funções de Segurança Nacional altamente sensíveis na minha primeira Administração”, escreveu Trump na rede social ‘Truth Social’. “Esteve comigo desde o começo! Juntos, garantiremos a paz através da força.”
Keith Kellogg criticou duramente a abordagem do Governo Biden à guerra na Ucrânia, escrevendo em abril que a Casa Branca deveria ter feito um acordo com Putin em janeiro de 2022, pouco antes da invasão russa, para “atrasar a admissão da Ucrânia na NATO por uma década” e assim evitar a invasão.
Donald Trump e Putin conversaram por telefone depois do triunfo do candidato republicano nas eleições presidenciais do passado dia 5, sendo que o novo presidente americano alertou o líder russo contra uma maior escalada da guerra na Ucrânia – lembrou ainda Putin da “presença militar considerável de Washington na Europa”, acrescentando que queria ter outra conversa para discutir uma “resolução” para a guerra na Ucrânia: recorde-se que Trump fez campanha com a promessa de pôr um fim à guerra entre Rússia e Ucrânia em apenas um dia.