‘Inteligência’ ucraniana diz que a Rússia está a preparar um bombardeamento em larga escala para a próxima semana

A Ucrânia acredita que as forças russas estão a preparar-se para lançar um “bombardeamento massivo” do país na próxima semana.

“A ameaça de bombardeamento massivo no território da Ucrânia com mísseis S-300 é óbvia”, alerta o Centro de Comunicações Estratégicas (StratCom), citado pelo ‘Newsweek’.

Avançando que comboios com mísseis e outras munições pesadas deverão chegar a solo ucraniano a partir da Rússia no dia 20 de agosto, “é claro que os russos estão a preparar-se para atacar a Ucrânia no dia 24 de agosto”, afirma o StratCom. Nesse mesmo dia, assinala-se o Dia da Independência da Ucrânia, pelo que um ataque de grandes proporções seria uma investida com uma forte carga simbólica.

Oleg Zhdanov, coronel ucraniano aposentado, afirmou, na televisão do país, que as preparações para esse “bombardeamento massivo” já estão em andamento na Bielorrússia, liderada por Aleksander Lukashenko, aliado próximo do Presidente russo Vladimir Putin.

“Na minha opinião, estão a ser feitos preparativos na Bielorrússia”, frisa Zhdanov, acrescentando que “muito provavelmente, eles [russos] conduzirão um ataque massivo que envolverá múltiplos lançadores e o máximo possível de mísseis”.

Por sua vez, Yuriy Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, disse esta semana que “sempre existiu alguma ameaça por parte do território da Bielorrússia” e que foi a partir desse país que a Rússia deu início à guerra contra a Ucrânia. “Por isso, temos definitivamente que nos preparar para possíveis ataques com mísseis”, salientou Ihnat.

Ler Mais





Comentários
Loading...