Intel Outside?
O governo dos EUA abriu um processo contra a Intel por uso ilegal de domínio de mercado durante uma década com o objectivo de afastar a concorrência e fortalecer seu monopólio.
Segundo a Reuters, a Agência Federal de Comércio (FTC) acusa a Intel de tentar tirar competidores do mercado com o uso de artifícios que ferem os princípios do comércio justo e as leis de protecção à competitividade baseada no mérito.
A Intel fabrica 80% dos chips de computadores do mundo e tem sido acusada por outros órgãos de defesa da competitividade e de concorrentes como a AMD de agir ilegalmente para manter esse domínio.
Da mesma forma, agências reguladoras da Ásia e Europa têm tomado medidas contra as controversas práticas de preços da empresa. Em Maio, a Comissão Europeia multou a Intel em 1,2 mil milhões de dólares e mandou a empresa alterar certas práticas comerciais.
Em Novembro a empresa concordou em pagar à AMD 1,25 mil milhões de dólares para que fossem retiradas praticamente todas as reclamações e processos. Já a fabricante de chips gráficos Nvidia segue a sua campanha contra a Intel.