Instalação de máquinas de venda automática de Bitcoin está a desacelerar. “Cripto affair” em risco?
O número de máquinas ATM de Bitcoin está a crescer um pouco por todo o mundo. Dados da ‘Coin ATM Radar’ mostram que existem atualmente 37.060 destas máquinas em todo o mundo, sendo que em agosto de 2021 se registou o maior número de sempre de máquinas instaladas (2.037). Contudo, podemos estar a assistir a um “arrefecimento” do interesse por estes equipamentos.
Os dados mostram que abril foi o quinto mês consecutivo em que se registou a diminuição do número de cripto-ATMs instalados no mundo, com o último aumento a ser registado em novembro do ano passado. Assim, em 2022, o número de novas instalações tem vindo a cair sucessivamente.
De acordo com o Coin Telegraph, em 2021 foi possível observar um aumento bastante significativo de instalações de novos ATMs de Bitcoin, principalmente devido à decisão do governo de El Salvador para adotar a Bitcoin como moeda oficial do país, o que impulsionou a instalação de novas máquinas. El Salvador tem a terceira maior rede de ATMs de Bitcoin, atrás do Canadá e dos Estados Unidos da América, em segundo e primeiro lugares, respetivamente.
O mesmo órgão de comunicação social sugere que a redução do número de novas instalações todos os meses pode resultar do facto de muitos governos não permitirem transações com Bitcoin, ou quaisquer outras criptmoedas, por receios de que possam ser utilizadas para financiar atividades terroristas ou que possam desvalorizar a moeda nacional.