Inditex vende lojas que tinha na Rússia
A empresa espanhola Inditex anunciou esta terça-feira, em comunicado, que chegou a um acordo inicial para a venda dos seus negócios na Rússia ao grupo Daher, que diz ter “interesses proeminentes na indústria retalhista e imobiliária”.
Segundo a informação avançada, “os termos da transação, sujeitos à aprovação do governo, permitirão a preservação de um número substancial de empregos gerados pelo Grupo Inditex na Rússia, uma vez que inclui a transferência da maioria dos contratos de arrendamento relacionados com lojas”. As instalações ocupadas pelas lojas, ainda sujeitas a acordo com os proprietários, serão para as lojas de marcas pertencentes ao grupo comprador, não relacionadas com a Inditex.
“A transação significará a cessação das operações da Inditex na Federação Russa, após as vendas terem sido interrompidas a 5 de março. Se no futuro a Inditex considerar que novas circunstâncias permitem o regresso das marcas do grupo a este mercado, a Inditex e o grupo Daher têm a opção de uma potencial colaboração através de um acordo de franchise”, explica ainda a empresa.
Sobre a provisão incluída nas demonstrações financeiras do primeiro semestre de 2022, a Inditex diz ser suficiente para cobrir o impacto do fim das actividades comerciais do grupo na Rússia.