Incêndios: Estimativas apontam que este ano vai arder uma área entre os 20 mil e os 227 mil hectares. Já houve tantos fogos quanto o total de 2022

Portugal voltará a ser fustigado pelos incêndios florestais este verão e, ao longo de todo o ano, estima-se que no continente ardam um máximo de 227 mil hectares.

Por outro lado, se o tempo ajudar, a área ardida poderá não ultrapassar os 20 mil hectares, segundo as estimativas feitas por Paulo Fernandes, professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e citadas pelo Público.

O especialista criou um modelo de área ardida que analisa três variáveis: a realidade meteorológica verificada (índice de risco de incêndio), número médio de fogos (perante a média verificada nos anos entre 2018 e 2022) e a área ardida acumulada dos últimos seis anos.

Paulo Fernandes afasta que se venha a verificar um verão como o de 2017, em que os incêndios em Pedrógão Grande e os que devastaram o centro de Portugal em outubro fizeram mais de 100 mortos.

“A combinação do facto de o número de fogos ter baixado nos últimos anos e do acumulado da área ardida dos últimos seis anos ser muito alto faria com que tivéssemos uma área ardida que corresponderia a menos de metade do que foi registado nesse ano”, explica.

Nesse ano, recorde-se arderam 537 mil hectares, bem mais do que o total somado da área ardida nos cinco anos que se seguiram, e que não atingem os 300 mil hectares.

Se continuar a tendência de descida do número de incêndios, e se verificasse uma queda de 10%, as estimativas apontam que a área ardida este ano seria ainda menor: entre os 18 e 208 mil hectares.

Tudo dependerá das condições meteorológicas e se se verificar mais chuva até ao verão, de forma a aumentar a humidade dos solos e da vegetação florestal.

De acordo com os dados do ICNF, este ano já se contam 3412 fogos, praticamente o mesmo do que em todo o ano de 2022 (registaram-se 3584). EM termos de área ardida, desde início do ano até agora contam-se 8518 hectares. Em 2022 tinham sido 10587 hectares de área ardida em incêndios florestais.

Ler Mais