III Guerra Mundial: os sete momentos em que foi falsamente declarada ou prevista

No dia seguinte à derrota simbólica com o naufrágio do seu navio-capitão da Frota do Mar Negro, o ‘Moskva’, um proeminente apresentador da televisão estatal russa garantiu: “Pode-se dizer com segurança que se transformou na III Guerra Mundial. Isso é absolutamente certo.”

Numa amarga declaração, aparentemente destinada a explicar o lento progresso da Rússia na Ucrânia, a estrela do Rossiya 1 e propagandista Olga Skabeyeva aludiu aos seus espectadores que “reconhecessem” que o país estava agora “a lutar contra a infraestrutura da NATO, se não com a própria NATO”, acrescentando: “Muitos estão a dizer ‘não poderia ser feito mais rapidamente?’ Todos gostaríamos que isso acontecesse mais rapidamente. Todos gostariam de uma vitória conclusiva. Todos gostariam que os objetivos definidos fossem implementados. Caso contrário, é impossível aceitar a operação especial que iniciámos – a operação especial da Rússia na Ucrânia.”

A perda do ‘Moskva’, por um suposto ataque ucraniano, foi um novo golpe para a ofensiva do Kremlin, que prepara agora um novo ataque na região leste do Donbass, que tem sido apontado como o momento decisivo para o resultado do conflito, explicou o jornal britânico ‘The Independent’.

No entanto, a terrível conjetura de Skabeyeva, incitando ao próximo grande conflito internacional, ecoou numa série de previsões sinistras: da propaganda da Guerra Fria até Elon Musk a citar a Inteligência Artificial como precursora de um combate global, podemos apresentar uma ‘timeline’ resumida que guerras mundiais que, felizmente, acabaram por não ser.

Século XVI: Seguidores de Nostradamus afirmam que a III Guerra Mundial chegará “nos próximos anos”. Sim, a mais antiga suposta previsão da III Guerra Mundial antecedeu as duas primeiras em várias centenas de anos. Devotos do astrólogo, médico e renomado vidente do século XVI, Nostradamus, afirmam que o seu livro, ‘Les Prophéties’ – uma coleção de 942 quadras poéticas – pretendia prever eventos futuros e prever que a III Guerra Mundial poderia entrar em erupção “nos próximos anos”. Os seus apoiantes também afirmam que o francês imaginou as duas Guerras Mundiais no século XX. O especialista em Nostradamus, Bobby Shailer, disse ao ‘WION News’ no ano passado: “Nostradamus acredita que será uma grande guerra prolongada, de entre 25 e 29 anos, seguida de batalhas menores.”

1950: Sondagem nos EUA revela que metade dos americanos considera que a III Guerra Mundial começou. As tensões latentes entre os Estados Unidos e a União Soviética ficaram bem expressas numa sondagem, em dezembro de 1950, que apontou que mais de metade dos americanos considerou que a III Guerra Mundial já havia começado. A pesquisa surgiu no auge da Guerra Fria, por volta de 1948-1953 e um ano depois de os soviéticos terem explodido a sua primeira ogiva atómica, em 1949, pondo fim ao monopólio americano.

2016: Donald Trump prevê que os EUA irão entrar numa III Guerra Mundial com a Síria. Poucos dias antes da sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA em 2016, Donald Trump alertou: “Vamos acabar numa III Guerra Mundial com a Síria se ouvirmos Hillary Clinton.” A sugestão de Clinton de implementar uma zona de exclusão aérea para proteger os civis sitiados foi criticada por Trump por arriscar um confronto com a Rússia “nuclear”. “Não está mais a lutar contra a Síria, está a lutar contra a Síria, a Rússia e o Irão, certo?”, perguntou Trump. “A Rússia é um país nuclear e um país onde as armas nucleares funcionam, ao contrário de outros países que só falam.”

2017: Elon Musk afirmou que a IA poderá levar-nos ao próximo conflito global. Após os comentários do presidente russo Vladimir Putin sobre o futuro da Inteligência Artificial, Elon Musk alertou que a IA pode ser a maior ameaça existencial da humanidade, desta vez ao iniciar uma III Guerra Mundial. Putin afirmou que “a Inteligência Artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade… Ela traz oportunidades colossais mas também ameaças difíceis de prever. Quem se tornar o líder nesta esfera tornar-se-á o governante do mundo.” Já Musk usou o Twitter: “Pode ser iniciada não pelos líderes do país mas por uma das IAs, se decidir que um ataque preventivo é o caminho mais provável para a vitória.”

2019: Trump sugeriu que a forma como Obama tratava a Coreia do Norte poderia ter-nos levado à ‘III Guerra Mundial’. Sim, ele de novo. Durante um período de tensão crescente entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, o então presidente Donald Trump falou sobre o seu relacionamento com o líder supremo norte-coreano e afirmou que Barack Obama teria levado os EUA a uma guerra mundial se ainda estivesse no cargo. “Sou possivelmente a única pessoa com quem ele tem esse tipo de relacionamento no mundo”, proclamou Trump, durante uma cimeira da NATO em Londres. “Tenho um relacionamento muito bom. Se tivéssemos ouvido o presidente Obama, estaríamos na III Guerra Mundial agora.”

2022: O antigo primeiro-ministro ucraniano afirma que a III Guerra Mundial já começou. Quase três semanas após a invasão russa à Ucrânia, o antigo responsável político garantiu ao jornal britânico ‘The Independent’ que uma III Guerra Mundial “já começou” e os países devem impor sanções completas à Rússia, assim como uma zona de exclusão aérea. Falando da sua cidade natal de Vinnytsia, no centro da Ucrânia, Volodymyr Groysman também afirmou que o seu país era a “única defesa” da Europa contra o avanço da Rússi para o oeste. “Isso já foi iniciado por Putin e agora há apenas a Ucrânia no seu caminho, impedindo-o de marchar de leste a oeste”, explicou Groysman. “Putin odeia todos os países democráticos; o seu objetivo é diminuir-nos a todos. Ele começou a mover-se de leste para oeste. A Ucrânia é o primeiro país no seu caminho.”

Ler Mais