Iberdrola, Shell, Engie e Naturgy: a disputa das energias renováveis ​​​​da Siemens Gamesa

A Iberdrola, Shell, Engie e Naturgy estão na short list dos candidatos a vencer projetos de energia renovável da Siemens Gamesa. Outros nomes podem surgir, após fontes da área financeira apontarem março como sendo a data limite para as propostas dos investidores interessados.

A venda de projetos do setor das energias renováveis da Siemens Gamesa é um dos negócios que mais expetativas criou no mercado corporativo para transações de energia verde em Espanha e na Europa. A listagem dos candidatos é curta mas relevante com a Naturgy a querer avançar com a maior de todas as operações.

Este é um negócio relativamente grande. O mercado fala em cerca de 300 milhões de euros ou mais, uma vez que a Siemens Gamesa é um fabricante de turbinas eólicas e outros equipamentos bastante significativos para as empresas que pretendem crescer dentro deste setor. No centro do negócio estão 3500 megawatts prontos para serem desenvolvidos, mas geograficamente diversificados entre Espanha, Itália e Grécia.

O processo da venda foi entregue há uns meses ao Bank of America, que ainda está a analisar o negócio desde o outono passado. A Siemens Gamesa precisa de avançar com o processo de venda que tem pendente, uma vez que em 2021 teve uma faixa de curva descendente nos lucros entre -9% e -2%, sendo que antes, a diminuição esperada em rendimento ficou entre -7% e -2%. Quanto à margem antes dos itens especiais, espera-se um intervalo entre -4,0% e +1,0%, sendo que anteriormente era entre +1% e +4%.

A Aquila também chegou a um acordo com os promotores de energias renovável Viridi RE e Solar Ambition, uma subsidiária do grupo Green Enesys, para a aquisição da carteira de projetos solares fotovoltaica de 500 megawatts em crescimento em Espanha. O desenvolvimento desses ativos significará mais de 350 milhões de euros e este acordo inclui o desenvolvimento de portfólio por parte da Viridi RE e Solar Ambição até chegar ao status ‘RtB’ (Ready to build) de ativos, ou seja, pronta para construir, com todas as licenças necessárias.