A Iberdrola juntou-se à Deloitte e Amazon Web Services (AWS) para lançar uma solução de energia conectada que permite aos clientes ter um papel ativo na transição energética, reduzindo o consumo de dispositivos elétricos inteligentes em 10 a 30%.
O Advanced Smart Assistant é impantado a nuvem Amazon Web Services (AWS), com a Deloitte como provedora de serviços, e permite aos clientes conectar e controlar as diferentes soluções elétricas de suas residências.
A plataforma foi pensada para transferir os consumos para os horários tarifários mais económicos, tendo em conta a disponibilidade de energia em casa, procurando os horários de maior produção renovável.
Para além disso, a empresa sublinha as vantagens no carregamento de veículos elétricos, já que o sistema realiza o carregamento automaticamente nas horas de menor custo de energia para o cliente ou de menor emissão.
Além disso, explica a Iberdrola, se o cliente tiver painéis solares em casa, a plataforma gere de forma inteligente o consumo de energia da casa, atrasando o consumo de energia não urgente para as horas de pico de produção verde da casa, melhorando assim a eficiência energética.
“A Iberdrola continua apostada em produtos e serviços inovadores. Com o Advanced Smart Assistant, estamos a avançar na eletrificação da procura e a aumentar a eficiência energética dos nossos clientes, enquanto ajudamos a integrar a geração renovável”, diz Carlos Pascual López, Head of Energy Management Solutions da Iberdrola.
A Iberdrola e a Amazon anunciaram recentemente uma nova colaboração global para apoiar o desenvolvimento de projetos de energia renovável em larga escala e alavancar a tecnologia de computação em nuvem para aprimorar a digitalização na transição energética.
Por sua vez, Howard Gefen, diretor administrativo de Energia e Utilidades da AWS, considera que “ao alavancar a nuvem e soluções inovadoras como inteligência artificial, a Iberdrola está a democratizar os dados, tornando-os mais acessíveis para os seus clientes”.
Já Alfons Buxó, Global Cloud Leader da Deloitte, sublinha que este é “um projeto com um propósito: tornar a sustentabilidade acessível, automatizando todas as operações energéticas da casa de forma segura e confortável”.






