Hyundai Pony Coupe Concept: o veículo que nunca foi vendido mas foi uma inspiração para a marca está de regresso

O Hyundai Pony Coupe Concept de 1974 voltou a ver a luz do dia: apesar de nunca ter sido um carro de produção, serviu de inspiração para os futuros modelos da marca sul-coreana. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Turim, em 1974.

Agora, a Hyundai volta a dar destaque ao recriar este icónico modelo – o novo Pony foi apresentado no ‘Concorso d’Eleganza Villa d’Este’, no Lago Como, em Itália, num evento especial que reuniu antigos e atuais engenheiros e designers da marca.

O Pony Coupe Concept foi um modelo inovador para a época, sobretudo devido ao seu design, da responsabilidade de Giorgetto Giugiaro – o mesmo criador do igualmente icónico DeLorean – e seu filho Fabrizio: era um carro desportivo de duas portas com formas angulares e um teto elegante. Mas as duras condições económicas globais nos finais dos anos 1970, aquele que poderia ter sido o primeiro carro desportivo da Hyundai nunca chegou à produção comercial e ficou perdido.

Mas não foi um modelo qualquer: foi o precursor da gama Pony, que marcou o início do Hyundai tal como a conhecemos hoje. Serviu igualmente de inspiração de design para os modelos mais recentes da Hyundai Motor, como o elétrico híbrido de hidrogénio N Vision 74 “Rolling Lab” e o carro-conceito “45” EV que influenciou diretamente o veículo totalmente elétrico Ioniq 5.

A Hyundai anunciou pela primeira vez o seu projeto para construir o Pony Coupe Concept em novembro do ano passado. É alimentado por um motor de quatro cilindros de 1,2 litros que produz 82 CV. “Na era da eletrificação, uma condição fundamental para a Hyundai Motor Company se tornar a líder em mobilidade do futuro será a nossa capacidade de permanecer fiel aos valores inabaláveis ​​que herdámos”, sublinhou Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor.