Hungria celebra contrato para fornecimento de gás russo com Gazprom

A Hungria anunciou, esta quarta-feita, que assinou um acordo com a gigante russa de energia Gazprom avaliado em 5,8 mil milhões de metros cúbicos de gás natural extra por dia, avançou o site ‘Euronews’.

Zoltan Kovacs, porta-voz internacional do Governo húngaro, garantiu que o novo contrato estava no topo dos fornecimentos atuais do país. “O fornecimento de energia da Hungria é seguro”, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjártó, utilizou a rede social Facebook para anunciar o acordo com a Gazprom enquanto se reunia com os restantes ministros da União Europeia, que debatiam uma possível proibição de vistos para turistas russos como resposta à guerra na Ucrânia.

A decisão da Hungria segue em contraciclo com o resto da Europa, que luta para cortar o consumo de energia e encontrar soluções para a redução do fornecimento de gás russo. Recorde-se que a Gazprom interrompeu o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream 1 esta quarta-feira, para trabalhos de manutenção.