Bondalti, do Grupo José de Mello, vai emprestar tecnologia a dessalinizadora de 650 milhões de euros na Arábia Saudita

A Bondalti Water, que pertence ao Grupo José de Mello, vai fornecer equipamentos para a tecnologia de osmose inversa para uma dessalinizadora na costa oeste da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho: em comunicado, a empresa especializada no tratamento de águas indicou que foi escolhida para participar no Rabigh 4 Independent Water Plant (Rabigh 4), um projeto com um investimento total estimado em 647 milhões de euros.

A empresa explicou que “para garantir o desempenho ideal, a Bondalti Water fornecerá agitadores especiais destinados à preparação de soluções químicas e preparadores de floculante em contentores, equipados com sistemas de dosagem automática”.

“Este contrato reafirma a projeção internacional da tecnologia da Bondalti Water, que permite a utilização de recursos vitais e escassos, como é o caso da água, de forma mais sustentável”, salientou António Alonso, administrador comercial da empresa.

A Bondalti indicou também as operações comerciais têm início previsto para o primeiro trimestre de 2026, frisando que a água produzida no novo complexo vai servir para “abastecer as regiões de Meca e Medina, contribuindo para a segurança hídrica de milhões de pessoas”.

“A participação da Bondalti Water reforça a sua penetração no mercado saudita, onde a empresa forneceu equipamentos e tecnologias para o projeto Shuaiba 5, uma estação de osmose inversa com capacidade de 600 000 m³/dia desenvolvida pela Saline Water Conversion Corporation (SWCC)”, indicou a empresa, realçando ter ampliado o seu portefólio no segmento, investindo em soluções para todo o ciclo integral da água e “consolidando-se como parceira de referência em projetos de grande escala”.

O projeto vai ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Acwa Power, empresa saudita da área de energia e dessalinização, em parceria com a Haji Abdullah Alireza & Co (HAACO), especialista em operação e manutenção de estações dessalinizadoras de água do mar, e o grupo Almoayyed Contracting, do Bahrain.