Honda poderá reforçar aposta nos desportivos
A Honda pode estar a preparar uma nova linha de modelos desportivos, procurando recuperar a imagem mais aguerrida que foi sua característica ao longo das décadas de 1980 e 1990.
A marca nipónica prepara o lançamento do Civic Type R e do novo NSX, o qual sucede ao icónico superdesportivo lançado na década de 1990, mas na calha, de acordo com a o site Motoring.com.au, poderá estar igualmente a chegada de uma nova linha de modelos de prestações mais elevadas, no topo da qual estará o NSX.
Logo abaixo, situar-se-á o comummente apelidado ‘Mini-NSX’, um coupé mais compacto e que teria como objectivo rivalizar com o Porsche Cayman (tomando o lugar do igualmente icónico S2000), recorrendo à mesma configuração de motor em posição central traseira e sistema SH-AWD (Super Handling-All Wheel Drive) também presente no NSX.
Citando fontes internas da Honda, aquele site indica que o ‘Mini-NSX’ contaria com o mesmo motor do Civic Type R, ou seja, com o bloco 2.0 VTEC Turbo mas com potência incrementada para os 330 cv. A Automonitor sabe que este é um valor exequível para aquele bloco sobrealimentado, já que ao longo do processo de desenvolvimento do Type R, a marca chegou a testar aquele motor com 340 cv de potência, tendo decidido, depois, baixar ligeiramente esse valor para os 310 cv finais.
Para auxiliar o motor de combustão interna, esse coupé contaria também com três motores eléctricos, um situado no eixo traseiro e dois no dianteiro, com a potência combinada a rondar os 400 cv. Contaria, ainda, com caixa de velocidades automática de nove velocidades com dupla embraiagem.
Para completar a gama de desportivos, também estará a ser contemplada a chegada de um coupé com base no ‘kei-car’ japonês S660, o qual conta com tracção traseira e 660 cc de cilindrada), embora nos mercados do Velho Continente a sua potência fosse incrementada para valores em redor dos 130 cv, e um novo CR-Z, com valores de potência igualmente mais elevados.