Hoje não perca a Lua de Morango: é a mais baixa do Hemisfério Norte nas últimas duas décadas
A Lua cheia de junho, também conhecida como Lua de Morango, é um dos fenómenos astronómicos mais aguardados de 2025. Este ano, o evento destaca-se pela sua posição no céu, sendo a mais baixa observada no Hemisfério Norte nos últimos 18,6 anos.
O nome Lua de Morango vem da nomenclatura sazonal das luas cheias usada pelos povos indígenas da América do Norte, especialmente a tribo Algonquin. A lua de junho anunciava o início da temporada de colheita de frutas vermelhas, daí o nome.
Cientificamente falando, uma lua morango não é necessariamente rosa — mas quando está baixa acima do horizonte, a sua luz é refratada através de uma camada mais espessa de atmosfera, o que lhe pode dar um tom dourado, alaranjado ou até mesmo um rosa suave.
A Lua Morango deste ano estará muito baixa no céu, fazendo com que pareça muito maior – isto por causa de uma ilusão de ótica conhecida como “Ilusão da Lua” – um fenómeno no qual a lua, quando baixa acima do horizonte, parece maior do que o normal porque é comparada a objetos terrestres familiares.