Hoje há ‘jackpot’ de 87 milhões de euros no Euromilhões. Saiba quais os números que saem mais vezes e os que deve evitar

Esta terça-feira vai estar em jogo um jackpot de 87 milhões de euros no sorteio do Euromilhões, depois de no concurso anterior, na sexta-feira-feira, nenhum apostador ter acertado na chave vencedora.

No caso de nenhum jogador ganhar o jackpot, o prémio máximo passa para o sorteio seguinte. Como um sorteio regular, se não houver vencedores do prémio máximo então o jackpot irá continuar a passar para o seguinte até atingir o prémio máximo ou limite de jackpot. O limite de jackpot aumentou de 230 para 240 milhões de euros em julho de 2022.

Assim, se já está a sonhar com o prémio saiba quais são os números que saíram mais vezes até agora e que lhe podem dar acesso ao jackpot.

De acordo com dados disponibilizados pela Santa Casa da Misericórdia, os números que durante os 16 anos em que o concurso está em vigor saíram mais vezes são: o 19 (187 vezes), o 23 (186 vezes), o 21 (184 vezes), o 42 e o 44 (ambos em 183 vezes) e o 50 (181 vezes). Já nas estrelas, os números mais sorteados foram o 3 (336 vezes) e o 2 (em 332 vezes).

As estatísticas mostram também que se devem evitar os números 33, 22, 46, 18 e 41 que são os números que menos saem desde 2004. As estrelas a evitar, seguindo o mesmo raciocínio, são o 10, 11 e o 12.

O maior prémio de sempre atribuído em Portugal foi de 190 milhões de euros, entregues a um apostador de Castelo Branco, em outubro de 2014.

Ao todo, desde a criação do sorteio, já houve 74 portugueses a entrar para o clube dos euromilionários.

E o que fazer se ganhar o grande prémio?

Primeiro conselho: mantenha a calma e seja discreto, não conte a toda a gente que foi o feliz contemplado. Partilhe a informação com o menor número de pessoas possível e, de preferência, só depois de receber o prémio.

Dica: Assine o boletim vencedor na parte traseira. Isto irá fazer com que só você possa reclamar o prémio. Em caso de sociedade, todos os envolvidos devem assinar.

Segundo conselho: ligue para a linha direta de jogos da Santa Casa (808 203 377), onde poderá pedir todas as informações de segurança e privacidade que ache oportuno esclarecer.

Como faço para receber o prémio?

De acordo com o portal dos Jogos da Santa Casa, o vencedor do primeiro prémio do Euromilhões deve preencher um formulário que se encontra na área “Receber os Meus Prémios” no website da Santa Casa e depois deslocar-se ao Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia (DJSCM) para fazer a sua identificação e reclamar o prémio. Se o montante for inferior a 5000 euros, será pago por transferência bancária, sem necessidade de deslocação ao DJSCM.

Mas e se o montante for superior? Deve apresentar-se no DJSCM, de preferência acompanhado com o recibo vencedor e em boas condições, documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Passaporte) e com o NIB e comprovativo da titularidade de uma conta sediada em Portugal.

O dinheiro, no entanto, não irá parar-lhe às mãos do dia para a noite. O prémio só estará disponível entre o 13º e o 90º dias após a data do sorteio. Se o prémio não for reclamado neste prazo, o valor é entregue à Santa Casa.

Se o prémio for igual ou superior a um milhão de euros, o vencedor será contactado por um representante do alto apostador da Unidade de Prémios – função que cabia anteriormente a um membro do Grupo de Apoio ao Alto Premiado, que já não existe – e fornecerá ao apostador toda a ajuda que precisar.

É esta pessoa que assegura o seu acompanhamento, desde a sua identificação presencial no Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia, na sede em Lisboa ou na delegação do Porto, até à transferência do prémio para a conta bancária do apostador.

Uma vez que o prémio desta terça-feira é de um valor muito superior a cinco mil euros, está sujeito a 20% do imposto do selo. Exemplificando: em 100 milhões, 80 milhões ficam para o apostador e 20 milhões vão diretamente para os cofres do Estado.

Ler Mais