Hamas pede à Liga Árabe que “frustre” plano de deslocar palestinianos

O Hamas apelou hoje para que a cimeira da Liga Árabe, que se realiza no Cairo, no Egito, discuta o futuro da Faixa de Gaza, para que “frustre” qualquer plano de deslocação de palestinianos daquele território, adianta a AFP.

Em comunicado, cita aquela agência de comunicação, o Hamas, que controla o território de Gaza, disse esperar que a Liga Árabe tenha “um papel eficaz que ponha fim à tragédia humanitária criada pela ocupação na Faixa de Gaza (…) e frustre os planos da ocupação israelita para deslocar os palestinianos”.

O Cairo acolhe hoje uma cimeira árabe de emergência, organizada pelo Governo egípcio, para debater “os mais recentes desenvolvimentos graves” na questão palestiniana com o plano norte-americano para controlar Gaza.

O plano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visa transferir os habitantes de Gaza para o Egito e Jordânia, e colocar o território palestiniano sob controlo norte-americano.

A cimeira árabe, prevista inicialmente para o final de fevereiro, inclui também a apresentação do plano egípcio de reconstrução da Faixa de Gaza, depois de o Egito ter recebido apoio regional contra o plano de Trump, já rejeitado pela resistência palestiniana, por todos os países árabes e pela grande maioria da comunidade internacional.