Hamas diz estar “pronto” para aceitar acordo de cessar-fogo que implique “final total da guerra” em Gaza

O Hamas reagiu pela primeira vez esta quarta-feira ao anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o acordo alcançado com Israel para um cessar-fogo em Gaza, que deve ser agora aceite pelo grupo militante palestiniano.

Taher al-Nunu, um dos principais conselheiros do grupo fundamentalista, garantiu que o Hamas está “pronto” para concordar com um cessar-fogo, desde que atenda às suas principais exigências: o fim da ofensiva israelita e a retirada completa das tropas da Faixa de Gaza.

Em declarações relatadas pela ‘Associated Press’, Al-Nunu afirmou que o Hamas está “pronto e sério sobre a possibilidade de chegar a um acordo”, embora tenha afirmado que a milícia só aceitará “qualquer iniciativa que leve claramente ao fim completo da guerra”.

De qualquer forma, uma delegação do Hamas deve reunir-se esta quarta-feira no Cairo com os mediadores egípcios e do Qatar para discutir a mais recente proposta dos EUA. Embora Trump afirme que Israel deu sinal verde para a proposta, o Governo Netanyahu ainda não anunciou uma posição oficial.