Hamas confirma início de nova ronda de negociações em Doha para um cessar-fogo em Gaza

O Hamas informou que começou em Doha, esta terça-feira, um nova ronda de negociações de cessar-fogo em Gaza, com o enviado americano para o Médio Oriente, Steve Witkoff. Em declarações à publicação ‘The National’, Hazem Qassim, porta-voz do Hamas em Gaza, garantiu que o “nosso movimento está a lidar com essas negociações de forma positiva e responsável”.

“Esperamos que esta ronda produza um progresso tangível em direção ao início da segunda fase, abrindo caminho para o fim da agressão, a retirada da ocupação de Israel da Faixa de Gaza e a conclusão de um acordo de troca de prisioneiros”, salientou.

Segundo os media israelitas, Witkoff chegou a Doha esta terça-feira, tendo marcado para hoje uma conversa com Sheikh Mohammed bin Abdulrahman, primeiro-ministro do Qatar. Israel também enviou uma equipa de negociadores a Doha no início desta semana, mas não comentou sobre as negociações.

A primeira fase de seis semanas do acordo de trégua terminou a 1 de março sem um compromisso sobre os estágios subsequentes destinados a garantir um fim duradouro para a guerra, que começou após o ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023. Há visões diferentes sobre como prosseguir, com o Hamas à procura de negociações imediatas para a segunda fase, enquanto Israel quer estender a primeira fase.

O Hamas explicou também que espera “novos passos” nas negociações de Doha. “Aguardamos novos passos das negociações de Doha para avançar em direção à implementação da segunda fase, retomando as entregas de ajuda e garantindo o fim da guerra”, apontou o porta-voz do Hamas, Abdul Latif Al Qanou, acusando Israel de renegar o acordo, “o que contradiz a vontade internacional e os esforços dos mediadores para manter o acordo e terminar a guerra”. “O Hamas forneceu flexibilidade e lidou positivamente durante as fases das negociações e continuará a fazê-lo para obrigar a ocupação a comprometer-se com o acordo.”