Hamas alerta que reféns “nunca mais verão a luz do sol” se Netanyahu não concordar com cessar-fogo
O Hamas alertou, esta segunda-feira, que os reféns que mantém na Faixa de Gaza desde os ataques perpetrados a 7 de outubro último contra Israel “não verão a luz do sol” se o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, não aceite o acordo de cessar-fogo proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden.
“Se Netanyahu não for pressionado e forçado a cumprir o que foi acordado, os prisioneiros da ocupação não verão a luz do sol”, salientou Izat Al Rishaq, alto funcionário do braço político do Movimento de Resistência Islâmica, indicando que “todos sabem que Netanyahu e o seu Governo nazi são os que estão a impedir um acordo”.
O responsável apontou ainda que os pedidos do Hamas para uma “cessação permanente da agressão” e uma “retirada total” dos militares israelitas de Gaza “são claros”. “Advertimos contra considerar as novas condições de Netanyahu, uma vez que voltaria à estaca zero.”
“O que a ocupação e algumas fontes americanas promovem sobre as novas exigências do Hamas é uma mentira e uma tentativa de fugir à sua responsabilidade em afetar as negociações e impedir a agressão contra o povo palestiniano”, concluiu, citado pelo jornal palestiniano ‘Filastin’.
O Hamas tem criticado repetidamente Netanyahu por impor novas condições depois de Joe Biden ter apresentado a sua propostas, incluindo a manutenção dos militares nos corredores de Filadélfia e Neztarim, uma opção também rejeitada pelo Egito.
Recorde-se que o grupo islâmico afirmou, na semana passada, que “cada dia” que Netanyahu permanece no poder implica “um novo caixão”, numa referência à morte de mais reféns.