Há uma ilha italiana, ‘paredes meias’ com um dos maiores destinos turísticos da Europa, tão perturbadora que os turistas estão proibidos de a visitar: conhecida como “Ilha dos Fantasmas”, Poveglia não é o género de lugar onde gostaria de ir passar umas férias.
A ilha abandonada, localizada na costa de Veneza, é composta, na verdade, por três ilhas, frisou o tabloide britânico ‘Daily Mail’. Uma delas foi doada à natureza, outra foi usada como forte para defender a ilha e a principal abriga os assustadores edifícios abandonados de Poveglia: há um hospital deserto e uma prisão que muitos acreditam ser mal-assombrada.
Esses prédios abandonados são a razão pela qual turistas foram proibidos de visitar Poveglia, pois o seu estado de decrépito torna-os perigosos para explorar. Algumas exceções à proibição foram concedidas para cineastas.
Embora Poveglia já tenha abrigado uma pequena comunidade, foi abandonada no século XIV devido a conflitos. E, alguns séculos depois, tornou-se um inferno na Terra.
No final dos anos 1700, a ilha foi usada como estação de quarentena para pessoas que sofriam de Peste Negra. Aqueles que apresentavam quaisquer sintomas da doença mortal eram levados para lá, muitas vezes contra a sua vontade.
Não demorou muito para que a ilha de 72,8 mil metros quadrados se tornasse uma ‘vala comum’, e acredita-se que 160 mil vítimas da peste foram enterradas lá. Muitas pessoas acreditam que cerca de 50% do solo da ilha hoje é composto de cinzas e corpos decompostos daqueles que morreram lá.
Diz a lenda que a ilha é assombrada por aqueles que faleceram em Poveglia. Mais tarde, a ilha abrigou um asilo antes de ser completamente deserta.
The foreboding entrance to the island of Poveglia #Venezia #Poveglia #Haunted #Venice # pic.twitter.com/eaPZvSsFGB
— Iain Reid (@beanotownphoto) July 25, 2023





















