Há doentes que esperam mais de três anos por uma consulta da especialidade no SNS

Milhares de portugueses têm de aguardar vários meses para uma consulta de especialidade – há mesmo quem tenha de aguardar mais de 3 anos para ser observado por um médico especialista, revelou esta terça-feira o ‘Correio da Manhã’, que citou o exemplo do Hospital Sousa Martins, na Guarda, no qual uma consulta de cardiologia tem um tempo médio de 1193 dias, estando 153 pessoas na lista de espera.

Também no Hospital de Portimão, no Algarve, são necessários mais de mil dias de espera para uma consulta de oftalmologia: há 5.363 pessoas com um tempo de espera de 1.135 dias. Na unidade hospitalar de Faro, há mais 5.838 pessoas, que aguardam por 781 dias. Recorde-se que o tempo máximo definido por lei são 120 dias.

“Um atraso no acompanhamento do utente que pode representar quando observado pelo especialista numa necessidade de medicação mais avançada ou uma cirurgia”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Gustavo Tato Borges ao jornal diário, garantindo que se o doente “fosse acompanhado mais cedo existia um melhor ajustamento da medicação, o que permitiria um menor impacto dos custos financeiros”.

“Do total de utentes atendidos em primeira consulta de especialidade, 43,4% foram sujeitos a tempos de espera superiores ao limite legalmente estabelecido para a sua prioridade no segundo semestre de 2022, o que se traduz num aumento substancial no valor do indicador face a 2021 – em concreto, observou-se um aumento na percentagem de incumprimento de 15,8%”, indicou a ERS indica a ERS – Entidade Reguladora da Saúde.