Grupo Renault cede de forma gratuita a patente do sistema para apagar fogos em carros elétricos

O Grupo Renault desenvolveu e patenteou um sistema que facilita a extinção de um incêndio num carro elétrico (EV): o chamado ‘Fireman Acess’ vai permitir aos bombeiros extinguir mais rapidamente um incêndio e foi agora disponibilizado pela marca francesa, de forma gratuita, a todos os fabricantes automóveis.

Um dos pontos mais polémicos dos EV é a dificuldade de apagar um incêndio no veículo, devido principalmente ao seu sistema de bateria: um problema adicional face aos carros com motor a combustão, pois apagar um incêndio deste tipo é muito mais complexa e leva horas para que as chamas sejam completamente extintas.

No entanto, o Grupo Renault disponibilizou o acesso gratuito às patentes do sistema para toda a indústria automóvel: através da plataforma colaborativa aberta, qualquer fabricante ou fornecedor de equipamentos pode obter uma licença gratuita para esta inovação.

Em troca, o licenciado apenas se compromete a garantir que quaisquer melhorias que a sua equipa de engenheiros possa introduzir no sistema sejam feitas abertamente para beneficiar toda a comunidade, para permitir a evolução constante deste sistema.

Resultado de uma estreita colaboração entre o grupo Renault e o corpo de bombeiros, o ‘Fireman Access’ é uma inovação exclusiva que permite aos serviços de emergência extinguir um incêndio num veículo elétrico no mesmo tempo que um veículo a combustão. Tecnicamente, é um disco adesivo que sela uma abertura feita no compartimento da bateria de tração do veículo, o que permite que fique estanque o suficiente para o uso normal do veículo.

Caso o incêndio se espalhe para a bateria, este disco pode ceder sob o jato de alta pressão da mangueira do bombeiro, fazendo com que as células fiquem submersas. Esta é a única maneira eficaz e rápida de acabar com o processo conhecido como “fuga térmica”, responsável pela dificuldade de extinção do fogo.

Dessa forma, um incêndio numa bateria pode ser extinto em poucos minutos, em comparação com várias horas e dez vezes mais água do que se esse dispositivo não estivesse disponível. Este dispositivo inclui sete patentes registadas e já está equipado em todos os veículos elétricos e híbridos plug-in vendidos pelas marcas Renault, Dacia, Alpine e Mobilize em todo o mundo.

Esta iniciativa é a primeira concretização do compromisso do grupo Renault com o enviado especial das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, o francês Jean Todt.