Grupo europeu rival da Visa e Mastercard apela a financiamento público
Uma rede de pagamentos pan-europeia apoiada por 22 bancos para competir com a Mastercard e a Visa apelou a fundos públicos, justificando a decisão dizendo que os seus financiadores privados não estão preparados para juntar todo o dinheiro necessário, segundo a ‘Reuters’.
A European Payments Initiative (EPI), que foi lançada no ano passado, está a tentar agregar mais bancos e outros participantes do setor de pagamentos até dezembro, de forma a finalizar os planos para dar início à sua rede de pagamentos instantâneos e com cartão.
“O financiamento público seria bom”, disse a presidente-executiva do EPI, Martina Weimert, durante um evento organizado pela European Payments Institutions Federation.
De acordo com a executiva, os retalhistas dizem que não estão dispostos a pagar, enquanto os bancos e outros acionistas do EPI “podem suportar apenas até certo ponto”.
Contudo, o montante global necessário não foi divulgado.
O Deutsche Bank, UniCredit, BNP Paribas, ING, Societe Generale e Sabadell estão entre os 22 bancos de sete países da UE que apoiam o projeto.
A União Europeia tem se empenhado em alcançar a autonomia estratégica em serviços financeiros, cortando a dependência da Mastercard e da Visa dos EUA para pagamentos internacionais com cartão.