Grupo Bernardo da Costa anuncia criação da Associação Fernando Costa. “Investir nos jovens é investir num futuro mais justo e próspero”

O Grupo Bernardo da Costa anunciou a criação da Associação Fernando Costa um projeto que visa promover o acesso ao ensino superior para jovens provenientes de famílias carenciadas no Norte de Portugal.

De acordo com o grupo empresarial liderado por Ricardo Costa, esta iniciativa reflete o compromisso da organização com a responsabilidade social e o legado do homenageado, Fernando Costa, conhecido carinhosamente como ‘Beto’.

A Associação tem como lema “Educar para Transformar” e surge num contexto de crescente desigualdade social, onde muitas vezes os jovens talentosos enfrentam barreiras financeiras no seu percurso educativo. O projeto não se limita a oferecer bolsas de estudo, mas inclui também programas de mentoria, apoio psicossocial e iniciativas para estimular o empreendedorismo e a inovação.

Ricardo Costa, irmão de Fernando Costa e fundador da Associação, expressou a sua emoção ao lançar este projeto: “É com grande emoção que lançamos esta Associação, que é fruto do nosso compromisso com a educação e da memória do Fernando, cujo exemplo de generosidade e visão sempre nos inspirou. Acreditamos que investir nos jovens é investir num futuro mais justo e próspero para toda a sociedade.”

A Associação Fernando Costa está integrada no Grupo Bernardo da Costa, e já iniciou a implementação de um processo de seleção rigoroso e transparente, com uma comissão independente a avaliar cada candidatura. Para fortalecer ainda mais o impacto da iniciativa, está aberta a parcerias com instituições de ensino superior, empresas privadas, ONGs e entidades governamentais que compartilhem a visão de que a educação é a chave para a transformação social.

“Ǫueremos que este projeto seja um verdadeiro ecossistema de apoio. A colaboração entre diferentes setores é essencial para criar uma rede que não só oferece oportunidades, mas também acompanha e orienta os jovens rumo ao sucesso. Convidamos os parceiros a se juntarem a nós e a fazerem parte desta mudança”, conclui Ricardo Costa.