Gripe: Supervacina está a venda nas farmácias pela primeira vez. Saiba quanto custa e como aceder
Pela primeira vez em Portugal, este ano está disponível a ‘supervacina’ contra a gripe nas farmácias nacionais, depois de ter sido estreada no ano passado entre os residentes em lares.
Para quem estiver em instituições e lares, a vacina quadrivalente de dose reforçada (como é designada) volta a ser grátis, mas o resto da população terá de pagar para ter acesso, segundo adianta o Expresso.
Esta ‘supervacina’ contra a gripe custa 50 euros e necessita de receita médica, sendo indicada para maiores de 60 anos.
Para tomar a vacina, há que fazer agendamento, tal como para a vacina ‘comum’ da gripe ou da Covid-19. Com a prescrição medica, os utentes podem pedir a ‘supervacina’ quando comparecerem no local escolhido para receber a imunização sazonal de outono-inverno, assegurada pela rede do SNS, a partir desta sexta-feira.
Esta vacina tem uma composição de antigénio quatro vezes superior à fórmula ‘normal’, com 60 microgramas, em vez de 15, por cada uma das estirpes da gripe, sendo que tem uma eficácia 24,2% superior.
Assim, a toma desta vacina assegura menos 8,4% de internamentos e menos 17,9% problemas respiratórios.
Os lares irão receber 122 mil doses desta ‘supervacina’, mais do que no ano passado, sendo que não se tem número exatos das doses disponibilizadas no mercado privado, sendo que a farmacêutica que produz a versão quadrivalente reforçada da vacina da gripe adianta ao mesmo jornal que “existem doses suficientes para dar resposta ao mercado privado”.