Grécia: Norte-americano eleva para cinco o número de turistas mortos em poucos dias devido a onda de calor

Um turista americano de 55 anos foi encontrado morto na ilha grega de Mathraki, conforme informou a polícia na segunda-feira. Este é o quinto caso de um turista que morre em pouco mais de uma semana, após um período de temperaturas extremamente altas causadas por uma onda de calor que fez os termómetros subir perto dos 40ºC em algumas ilhas gregas.

A identidade do turista americano não foi revelada, adianta a imprensa local. O corpo foi encontrado perto de uma praia em Mathraki no domingo e transferido para a ilha de Corfu, onde será realizada uma autópsia, segundo relata um oficial da polícia à Reuters.

A sequência de mortes começou a 5 de junho, quando dois excursionistas foram encontrados mortos em Creta. Posteriormente, no dia 9 de junho, o corpo do apresentador de TV britânico Michael Mosley foi descoberto na ilha de Symi, depois de ter saído para uma caminhada em altas temperaturas. No sábado, um turista holandês de 74 anos foi encontrado morto na ilha de Samos.

Além disso, equipas de resgate estão à procura de duas mulheres francesas, de 73 e 64 anos, desaparecidas na ilha de Sikinos, e de um polícia americano de 59 anos, desaparecido em Amorgos.

Temperaturas Elevadas
No início deste mês, as temperaturas na Grécia ultrapassaram os 40 graus Celsius, coincidindo com o início da época de férias nas praias remotas, sítios antigos e trilhos montanhosos do país. “Há um padrão comum – todos eles foram fazer caminhadas em meio a altas temperaturas”, afirmou Petros Vassilakis, porta-voz da polícia do sul do Egeu, à Reuters.

Os moradores gregos têm alertado os turistas sobre os perigos de subestimar as temperaturas elevadas. Daphne Tolis, de 44 anos, expressou a sua frustração ao jornal i, mencionando que os turistas “subestimam e não conhecem a intensidade do calor”. Ela acrescentou que frequentemente vê turistas a caminhar ou a andar de bicicleta no meio do dia, uma prática evitada pelos gregos devido ao calor extremo.

As autoridades alertam que os sintomas comuns de exaustão pelo calor incluem:

  • Dor de cabeça
  • Tonturas e confusão
  • Perda de apetite e náuseas
  • Suor excessivo e pele pálida e húmida
  • Cãibras nos braços, pernas e estômago
  • Respiração ou pulso acelerados
  • Temperatura corporal elevada (38°C ou mais)
  • Sede extrema

Descida dos termómetros nos próximos dias
As temperaturas em muitas partes da Grécia devem atingir entre 30°C e 36°C esta semana. Em Rodes, espera-se que os termómetros cheguem aos 36°C, enquanto em Creta as temperaturas devem atingir 30°C e 31°C na segunda e terça-feira, antes de uma ligeira queda. Santorini, próximo de Sikinos, onde duas mulheres francesas estão desaparecidas desde sexta-feira, deverá ver temperaturas próximas de 30°C nos próximos dias.

A Grécia está na linha da frente da batalha mundial contra as mudanças climáticas, sofrendo com calor extremo e inundações em poucas semanas no ano passado. Em julho de 2023, registou a mais longa onda de calor de sempre, com duração de 16 dias, que alimentou incêndios florestais em todo o país, obrigando à evacuação de residentes e turistas.

O ministro responsável pela proteção civil, Vassilis Kikilias, afirmou que a última semana apresentou um risco particular de incêndios devido à combinação de altas temperaturas e ventos. “O início precoce das ondas de calor, combinado com o inverno seco, levou a uma temporada de incêndios muito difícil”, disse. Na quinta-feira, foram reportados 44 incêndios agrícolas pelo serviço de bombeiros, embora nenhum seja considerado grave até ao momento.

Ler Mais