Grande parte dos gasodutos Nord Stream danificados pode ter de ser substituído, diz líder da Gazprom

Grande parte dos gasodutos Nord Stream danificados pode necessitar de ser substituído, disse Alexei Miller, CEO da Gazprom, em entrevista a um canal estatal de televisão ‘Rossiya 1’, enquanto a Rússia planeia aumentar as exportações de gás através do Mar Negro e da Turquia.

“Os especialistas dizem que, para restaurar os canais após um ato terrorista, é necessário cortar um pedaço muito grande, a uma grande distância, e de facto construir uma nova secção”, referiu o responsável, salientando as dificuldades da operação, que podem durar mais de um ano. “E para restaurar a integridade deve ser levantada esta secção. E uma coisa é quando o canal está vazio, outra é quando está cheia de água do mar por centenas de quilómetros.”

A Turquia surge agora como a melhor via de abastecimento de gás para a União Europeia e o presidente Vladmir Putin propôs a criação de um centro de gás na Turquia. Miller garantiu que, na próxima semana, a Rússia vai iniciar conversas “concretas”, frisando que pode aumentar o fornecimento de gás através da construção de novos gasodutos em paralelo ao TurkStream atualmente operacional através do Mar Negro.