Governo tranquiliza portugueses: “Temos fraca dependência do gás russo”, diz Duarte Cordeiro

Depois da Rússia ter cortado o fornecimento de gás à Polónia e à Bulgária argumentando que os dois países recusaram pagar a importação de gás russo em rublos, o Governo português veio tranquilizar os portugueses relativamente a essa possibilidade no caso de Portugal.

Numa intervenção na tarde desta quarta-feira, Duarte Cordeiro realçou que Portugal “tem fraca dependência do gás russo” e enfatizou a importância do mecanismo de exceção acordado ontem com Bruxelas para Portugal e Espanha e que visa limitar o preço da eletricidade.

“Temos franca dependência do gás russo, e o corte que existiu veio tornar mais importante a decisão que foi tomada ontem ao nível deste mecanismo. O que este mecanismo faz é cortar a ligação entre o aumento do preço do gás e o aumento da eletricidade”, vincou o ministro do Ambiente.

Duarte Cordeiro referiu que Portugal e Espanha estão a “finalizar os detalhes” desse acordo, com o qual o Governo português diz que vai “diminuir a exposição de todas as empresas e dos consumidores que estão expostos ao mercado livre”.

O ministro assegura que “nenhum consumidor sai prejudicado”. “Todos os portugueses que forem renovar os seus contratos vão encontrar um preço diferente, cerca de 13% mais baixo”, indicou.

Para o ministro do Ambiente o Governo concretizou dois objetivos com este acordo. “O nosso objetivo era garantir menor exposição a todos os que estavam mais expostos ao mercado e que este sistema se pudesse pagar a si próprio e não acrescentasse um ónus ao Orçamento do Estado”, destacou.

Ler Mais