Gouveia e Melo marca presença nas comemorações do Dia da Marinha após anunciar candidatura presidencial

O almirante na reserva Henrique Gouveia e Melo vai participar nas comemorações do Dia da Marinha, que se assinalam no próximo dia 20 de maio, em Viana do Castelo. A presença do antigo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) surge dias depois do anúncio da sua intenção de se candidatar à Presidência da República nas eleições marcadas para janeiro de 2026.

Segundo fonte da campanha do almirante, citada pelo Correio da Manhã, a sua participação na cerimónia deve-se exclusivamente à sua condição de antigo responsável máximo da Armada. “O Almirante foi convidado enquanto ex-CEMA e é nessa condição que irá assistir à cerimónia”, esclareceu a mesma fonte ao Correio da Manhã.

A presença de Gouveia e Melo na cerimónia acontece antes do anúncio oficial da sua candidatura, que está agendado para o dia 29 de maio. Esta escolha não é inocente: visa evitar qualquer coincidência com o 28 de maio, data que assinala o golpe militar de 1926 que deu início à Ditadura Militar e, posteriormente, ao Estado Novo. A decisão procura afastar qualquer conotação com esse marco da história política portuguesa.

Após formalizar a candidatura, Gouveia e Melo deverá evitar participar em cerimónias públicas na qualidade de ex-CEMA, embora, do ponto de vista legal, nada o impeça de usar a farda militar durante a campanha presidencial.

Durante a inauguração de um monumento alusivo ao Dia da Marinha, também em Viana do Castelo, o atual Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Jorge Nobre de Sousa, escusou-se a comentar a presença do seu antecessor nas comemorações. “É uma decisão do senhor almirante Gouveia e Melo, que já não está sequer no ativo. Foi uma decisão pessoal e, como se compreenderá, não a comento”, declarou aos jornalistas.

As comemorações do Dia da Marinha são habitualmente marcadas por diversas iniciativas em todo o país e representam um momento de celebração institucional e histórica da Marinha Portuguesa. A presença de Gouveia e Melo, ainda que na qualidade de ex-CEMA, confere especial atenção ao evento deste ano, numa altura em que o seu nome já se projeta no xadrez político nacional como um dos candidatos ao cargo mais alto da República.