GNR alerta para burla cada vez mais comum em parques de estacionamento ou postos de combustível: idosos são os mais visados

A GNR deixou o alerta para um novo esquema de burla, que visa sobretudo os mais idosos, e que ocorre principalmente em parques de estacionamento ou postos de combustível: os burlões simulam acidentes e exigem dinheiro às vítimas para cobrir eventuais danos, avançou a TVI.

“Acabam por aguardar [que o condutor] regresse à viatura para as abordar sob um falso pretexto, acusando-as de terem batido na viatura do burlão para depois exigir uma quantia monetária para fazer face ao pagamento dos danos que eles alegam que as vítimas causaram”, apontou o capitão João Gaspar, da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR.

“Existem casos em que os burlões fazem danos nas suas viaturas para depois, sob falsos pretextos, acusarem as vítimas de causar esses danos”, referiu. Em 2024, houve 34 queixas em todo o país

A GNR deixou conselhos para lidar com esta situação. “Mantenham a calma e não cedam à pressão”, referiu o militar, salientando que a seguir “devem ser chamadas as autoridades. “Se o próprio burlão manifestar resistência ou não quiser as autoridades no local, é um sinal claro e evidente de que algo errado se está a passar.”