Globalização: Greenvolt- Estratégia desenhada de raiz para ser um negócio global

Qual a importância da Globalização para a competitividade?
A Globalização desempenha um papel central no crescimento e na competitividade do Grupo Greenvolt, especialmente considerando o forte crescimento e dinamismo que o sector das Energias Renováveis apresenta.
O nosso mercado extravasa limites geográficos, e é vital que estejamos posicionados para competir em escala global. Dá-nos a possibilidade de concorrer de igual com outros players, tanto nacionais como internacionais, para levar as nossas soluções de energias limpas a uma multiplicidade de geografias.
O know-how que temos na implementação e desenvolvimento de projectos, de grandes dimensões, os Utility Scale, e de Geração Distribuída, tanto para autoconsumo individual como através das comunidades de energia, é, por isso, de extrema importância para que possamos tirar partido de um mercado global. É o factor diferenciador que nos permite ser competitivos perante outros concorrentes, sendo crítico para o crescimento internacional que o Grupo Greenvolt tem seguido no qual continuará a investir.

Quais os desafios para continuarem a ser um dos motores da economia?
Diria que há, na nossa perspectiva, dois desafios para o Grupo Greenvolt em 2024. Por um lado, considerando que será extremamente importante que possa ser possível acelerar os processos de licenciamento de projectos de energias renováveis, tanto de grandes projectos, os Utility Scale, como das soluções de autoconsumo colectivo, as Comunidades de Energia, que permitem levar as vantagens das energias renováveis às famílias.
Por outro, ainda ao nível da Geração Distribuída, nas soluções de autoconsumo o desafio passa pela necessidade de haver uma mudança de mentalidades das lideranças para a urgência das energias renováveis. Na nossa perspectiva, os líderes têm de compreender os custos da inacção, assumindo a responsabilidade de tomarem a decisão de dar o passo no sentido da adopção de soluções de geração de energia que é amiga do ambiente e mais barata.

Como é que as PME podem vencer num mundo cada vez mais global?
Qualquer empresa que tenha a ambição de crescer, de levar o seu negócio além-fronteiras, deve ter uma estratégia clara e uma sólida base financeira como fundamentais.
No Grupo Greenvolt, a estratégia foi desenhada de raiz para ser um negócio global, com uma solidez financeira que lhe permitiu, permite e continuará a permitir expandir as suas operações no negócio das energias renováveis. Essa capacidade financeira é essencial para que possamos fazer os investimentos na tecnologia, nos componentes, mas também nas pessoas. Temos e queremos continuar a ter a capacidade de atrair e reter os talentos que nos permitirão alcançar os nossos objectivos.
Entendemos que para sermos bem-sucedidos globalmente, é essencial combinar uma abordagem global com empowerment local, tendo em consideração as particularidades de cada mercado. Isso significa que algumas áreas, como Finanças, IT, Procurement e a exportação de melhores práticas em diversos departamentos, devem ser centralizadas para garantir eficiência e coerência global. No entanto, é igualmente importante respeitar e valorizar as culturas nacionais em cada mercado onde operamos.
A nossa política de recursos humanos reflecte essa dicotomia. Procuramos equilibrar valores transversais comuns em toda a empresa com o respeito pelas singularidades culturais de cada localidade. Acreditamos que é essencial ca-
pacitar os nossos profissionais para liderar localmente o crescimento do Grupo Greenvolt em cada mercado, mantendo sempre os valores do grupo como guia, mas adaptando-nos às especificidades de cada cultura local.