Gigantesco asteroide com 1,2 quilómetros de diâmetro passa hoje pela Terra
Um enorme asteroide, com cerca de 1,2 quilómetros de largura, deve passar pela Terra esta terça-feira, segundo indicou a NASA: o cometa em questão foi designado de 349507 (2008 QY), de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência americana.
No entanto, não há motivos para preocupação: embora o asteroide esteja a viajar a uma distância longe demais para representar qualquer risco para a Terra. Já se estivesse a caminho de um possível impacto, aí sim, poderia tornar-se uma catástrofe mundial.
Estima-se que o asteroide 349507 (2008 QY) tenha um diâmetro possível de até 1,2 quilómetros, o que, comparado com outros que nos ‘visitam’, tem um diâmetro muito superior. Mas está previsto passar a uma distância superior a 6 milhões de quilómetros.
Mas se houvesse um impacto? De acordo com a revista ‘Science’, um estudo do ‘Davidson Institute of Science’, o braço educacional do ‘Weizmann Institute of Science de Israel’, apontou que um asteroide com mais de 140 metros de diâmetro libertaria uma quantidade de energia pelo menos mil vezes maior do que a libetrada pela primeira bomba atómica na Terra.
Algo ainda maior – com mais de 300 metros de largur,a como o asteroide Apophis – poderia destruir um continente inteiro. Um asteroide com mais de um quilómetro de largura – como o asteroide 349507 (2008 QY), que passou pela Terra no início de março de 2022 – poderia desencadear um cataclismo mundial. De qualquer forma, a NASA já garantiu que o planeta não corre riscos de qualquer impacto grave de asteroides no próximo século.