Gigante de semicondutores Qualcomm compra empresa de chips britânica por 2,4 mil milhões de dólares
O gigante americano de semicondutores Qualcomm fechou um acordo de 2,4 mil milhões de dólares para comprar a designer de chips britânica Alphawave, marcando a mais recente saída de uma empresa de tecnologia do mercado de Londres.
A oferta em dinheiro da Qualcomm representava um preço de 183 centavos por ação da Alphawave, um prémio de 96% em relação ao preço de fecho de 31 de março, o último dia de negociação antes do anúncio da oferta pela Qualcomm. O mercado avaliou a Alphawave em 2,4 mil milhões de dólares, menos da metade do valor de mercado com que abriu o capital há pouco mais de quatro anos.
O acordo, apontou o ‘Financial Times’ ocorreu menos de uma semana depois de a fintech britânica Wise ter anunciado que mudaria a sua listagem principal de Londres para Nova York, onde abriu o capital em 2021.
O acordo promoverá as ambições da Qualcomm em inteligência artificial ao expandir o seu portfólio de propriedade intelectual em data centers e redes 5G, num momento em que grandes empresas de tecnologia estão gastando centenas de bilhões de dólares em infraestrutura de IA.
As duas empresas “partilham o objetivo de construir soluções tecnológicas avançadas e permitir desempenho de computação conectada de nível superior numa ampla gama de áreas de alto crescimento, incluindo infraestrutura de data center”, referiu o presidente-executivo da Qualcomm, Cristiano Amon.
A previsão é que o acordo seja concluído durante o primeiro trimestre de 2026. Os acionistas da Alphawave podem optar por aceitar a oferta em dinheiro ou em ações da Qualcomm.