Gibraltar é oficialmente reconhecida como cidade britânica…180 anos depois

O governo do Reino Unido anunciou, esta segunda-feira, que o território de Gibraltar, no extremo sul da Península Ibérica, passou a fazer parte de uma lista oficial das cidades britânicas, “confirmando do seu estatuto especial” no âmbito dos territórios sob jurisdição da coroa inglesa.

Com base em documentos do Arquivo Nacional, o governo britânico estabeleceu que em 1842 a Rainha Vitória havia conferido o estatuto de cidade a Gibraltar, que tinha ficado fora da lista de cidades oficialmente reconhecidas.

“Este estatuto é testemunho da relação próxima entre Gibraltar e o Reino Unido”, explica o Número 10 de Downing Street, em comunicado, acrescentando que “99% dos habitantes de Gibraltar reafirmaram o seu compromisso para com a soberania britânica num referendo em 2022”.

O Primeiro-ministro Boris Johnson salienta que “este reconhecimento oficial reafirma o estatuto especial de Gibraltar entre os Reinos de Sua Majestade, e salienta devidamente o orgulho que os habitantes de Gibraltar sentem pela sua comunidade e pelo seu património distinto”.

Foi em 1713 que Espanha cedeu à Grã-Bretanha esse importante e estratégico território na entrada para o Mediterrâneo depois de uma guerra entre os dois países. Desde então, Espanha tem reclamado a sua devolução, mas o reconhecimento que agora é feito deita por terra essa ambição secular.

Aquando do Brexit, Gibraltar pronunciou-se a favor de se manter na União Europeia, aponta a ‘Reuters’. Com o seu reconhecimento formal como cidade britânica, essa realidade mudará, e o Reino Unido, Bruxelas e Madrid terão de acordar sistemas de administração e patrulha das fronteiras de Gibraltar.

Ler Mais





Comentários
Loading...