Gasóleo volta a subir (em força) na próxima semana e ultrapassa preço da gasolina. Saiba quanto vai pagar a mais

Prepare-se para desembolsar mais uns euros para atestar o depósito do seu automóvel. Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana, ficando mais caros já a partir de segunda-feira. Nas principais petrolíferas nacionais, “a evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços em até 11 cêntimos por litro no gasóleo e 0,5 cêntimos por litro na gasolina”, adiantou fonte do setor à Multinews.

Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência com “um aumento de 0,0024 euros na gasolina, enquanto o gasóleo registará uma subida de 0,0898 euros”, disse outra fonte.

O preço do litro do gasóleo sobe assim pela segunda semana consecutiva, tendo valorizado, em média, cerca  de 6 cêntimos esta segunda-feira. A verificar-se o aumento anunciado, em apenas duas semanas, o valor deste combustível irá recuperar 17 cêntimos dos 36 que desvalorizou nas oito semanas anteriores e passará a custar mais do que a gasolina, que na próxima segunda-feira deverá subir pela primeira vez em 12 semanas.

Contas feitas e atestar um depósito com 60 litros de ‘diesel’ passa assim a custar mais 6,6 euros a partir da próxima semana. Depois de uma subida de 4 euros esta segunda-feira, o aumento será de mais de 10 euros em apenas duas semanas.

O preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custa atualmente 1,778 euros enquanto o do gasóleo simples vale 1,777 euros, segundo dados da DGEG. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a décima gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 1,3 cêntimos acima da média europeia. Já o gasóleo ocupa a 21ª posição do ranking europeu.

 

Ler Mais