Galp junta-se ao ISEL e Saint-Gobain para criar argamassas mais sustentáveis para a construção

A francesa Saint-Gobain vai utilizar um subproduto gerado na Refinaria de Sines, da Galp, para produzir argamassas recorrendo à aplicação de um processo circular inovador.

Esta argamassa mais sustentável, que é um material de construção à base de cimento, é utilizada, por exemplo, na colagem de elementos cerâmicos, e contribui para a redução da pegada ambiental, preservando recursos naturais não renováveis, reduzindo as emissões de CO2, bem como o consumo de energia.

Esta ideia está inserida no projeto de I&D+i ECO-Zement, que teve início em 2010, numa iniciativa coordenada pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), e que contou com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Galp.

De acordo com as entidades envolvidas, o projeto consiste na implementação de um conceito de economia circular alargado que inclui o ISEL (academia), a Galp (indústria geradora do resíduo) e as indústrias de materiais de construção, potencialmente reutilizadoras do subproduto, sendo que a primeira transferência para a Saint-Gobain Portugal ocorreu no final do mês passado.

Este projeto gerou conhecimento fundamental, desenvolveu investigação aplicada e atividades de I&D+i, por forma a ir ao encontro das necessidades de cumprimento das metas e compromissos ambientais assumidos pelo Estado Português.