Furacão ‘Ernesto’ promete muito calor em Portugal a partir de quinta-feira: temperaturas podem chegar aos 45 graus
O ciclone tropical ‘Ernesto’, formado no passado dia 12 e nomeado pelo NHC (‘National Hurricane Center’), é o 5º ciclone tropical desta época de furacões, estando previsto que atinja a intensidade de furacão nos próximos dias.
No entanto, antes disso, como tempestade tropical, vai afetar Porto Rico entre hoje e amanhã, para depois curvar para norte em direção às Bermudas. Depois, oscilará entre movimentos para noroeste, norte e nordeste – o mais provável é acabar “apanhado” por um cavado a nordeste e acelerar em direção à Terra Nova, no Canadá.
Levantam-se dúvidas sobre um possível impacto no Açores, indireto, mas com efeitos, e do destino final, já como extratropical, que deverá ser o Reino Unido.
A Portugal Continental este ciclone não trará nada – não nos afeta diretamente, mas vai mexer muito com o anticiclone, de forma que poderá trazer um calor bem intenso – é prevista uma onda de calor de seis dias (entre esta quinta-feira e até dia 20) em muitos locais do território nacional.
De acordo com a última atualização do EPS (‘ensemble do ECMWF’), explicou o site ‘lusometeo.pt’, o ciclone provavalmente afetará a Terra Nova, seguindo depois para os Açores, onde é improvável um impacto direto. Ou seja, após passar pela Terra Nova, o ciclone curvará para leste, com tendência para se aproximar dos Açores – há várias opções em cima da mesa.
Um ciclone mais forte, mas em interação com o jato polar – passará quase garantidamente a norte do arquipélago – poderá dar chuva e vento, no entanto nada de muito sério. É altamente improvável que o ciclone atinja os Açores mais diretamente e forte.
Após passar pelos Açores, a tendência natural é ser “agarrado” pelo jet-stream e seguir para norte em direção ao Reino Unido. Historicamente, no entanto, ciclones nesta altura do ano acabam desviados pela dorsal africana do anticiclone mais para Norte – se fosse em outubro podia haver problemas.
E em Portugal continental?
Portugal deverá viver uma onda de calor a partir desta quinta-feira, em praticamente todo o interior – até sábado, o efeito do ciclone não é relevante no padrão atmosférico, e o calor, apesar de intenso, é relativamente normal, no entanto, sobretudo na região centro do país, as temperaturas poderão rondar os 45 graus.