Fundador do ChatGPT quer criar nova “superinteligência artificial” com capacidades quase idênticas às dos humanos

A Inteligência Artificial (IA) ainda mal chegou, mas os ‘magos’ da tecnologia já pretendem criar uma nova “superinteligência artificial”, supostamente com capacidades quase idênticas às dos humanos: este é o novo projeto de Sam Altman, CEO da Open AI e um dos fundadores do chatbot mais famoso do mundo, o ChatGPT.

É inegável a influência da IA: quase todas as semanas surgem novos projetos ou serviços que revolucionam quase por completo a área onde é desenvolvido. No entanto, segundo o jornal espanhol ‘El Economista’, há um lado negativo: estes avanços colocam cada vez mais em risco o emprego de muitas pessoas.

Em entrevista ao ‘The Financial Times’, Sam Altman apontou que a Open AI quer mudar o paradigma: as máquinas, apesar de inteligentes, necessitam de intervenção humana, em praticamente todos os aspetos, para executar os comandos. Nesse projeto, a empresa está a convencer a Microsoft a obter mais apoio financeiro com a intenção de projetar o próximo passo na IA – a Inteligência Artificial Geral (AGI), um software tão inteligente quanto as pessoas.

A Microsoft é a principal acionista da Open AI, sendo que no início do ano financiou a empresa de Altman com cerca de 10 mil milhões de dólares no âmbito de um acordo plurianual. Os criadores do ChatGPT estão em negociações para receber mais fundos e o fundador garantiu que este ano “o crescimento das receitas tem sido bom”, embora ainda não se possa falar em lucros devido aos elevados custos de formação.

O desenvolvimento da AGI não é fácil, sendo que o mais complicado até agora é estabelecer o que é necessário para desenvolver esta “superinteligência”: um projeto em duas vertentes – como construir a AGI e encontrar fórmulas de acumular poder computacional para o fazer.

“Vamos tornar esses agentes cada vez mais poderosos e as ações vão tornar-se cada vez mais complexas a partir daqui”, referiu. A ideia é que sejam capazes de realizar tarefas e ações, como executar códigos, efetuar pagamentos, enviar e-mails ou registar reclamações.

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...