Fundações EDP e Ronald McDonald juntam-se para promover iniciativas conjuntas de sustentabilidade junto de crianças e jovens

A Fundação EDP e a Fundação Infantil Ronald McDonald vão desenvolver iniciativas conjuntas de educação e de sensibilização para a sustentabilidade junto de crianças e jovens em contexto hospitalar.

As duas instituições querem contribuir para a aprendizagem e a sensibilização das gerações mais novas em temas relevantes como sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e energias renováveis.

Estas iniciativas vão realizar-se nos Serviços de Pediatria de Hospitais do Serviço Nacional de Saúde onde a Fundação Infantil Ronald McDonald tem projetos de apoio a famílias com crianças e jovens em tratamento hospitalar.

Ae entidades passarão a oferecer conteúdos didáticos e lúdicos desenhados pela Fundação EDP, no âmbito do Your Energy, um programa que oferece aulas interativas para o ensino e as boas práticas de sustentabilidade nas escolas. A primeira iniciativa conjunta decorreu no dia 9 de julho na Sala Brincar Ronald McDonald da Ala Pediátrica do Hospital de São João, no Porto.

“Através desta parceria, a Fundação EDP alarga a sua intervenção na área da educação para a sustentabilidade e para a transição energética. Estamos a trabalhar estes temas em escolas de todo o país desde 2023, de forma envolver os mais jovens na reflexão e na ação necessária e urgente rumo a um futuro comum mais sustentável. Ao fazê-lo nas pediatrias hospitalares, queremos que os nossos conteúdos pedagógicos e lúdicos possam contribuir para enriquecer os dias e melhorar o bem-estar das crianças e jovens em tratamento”, afirma Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP.

Por sua vez, Marta Sousa Pires, Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald, explica que ao estarem centrados “no desenvolvimento dos melhores cuidados de saúde das crianças e jovens e das suas famílias, tem uma preocupação base e diária com a sustentabilidade. Através desta parceria com a Fundação EDP, para integrar o programa educativo Your Energy nos hospitais onde atuamos, vamos ajudar a passar estes valores para as crianças e jovens em tratamento hospitalar e suas respetivas famílias e, ao mesmo tempo, vamos, juntos, proporcionar momentos divertidos e lúdicos para ajudar a criar boas memórias do hospital, num período difícil e desafiante”.

Ler Mais