Fraude viral no TikTok promete dinheiro infinito, mas há problema. Saiba como não cair nesta burla
Nos últimos dias, um truque que prometia dinheiro infinito viralizou no TikTok, atraindo milhares de utilizadores que acreditaram ter encontrado uma forma de ganhar verdadeiras fortunas. O esquema parecia oferecer uma oportunidade única, mas rapidamente mostrou ser bom demais para ser verdade.
O truque tornou-se viral nos EUA e consistia em depositar cheques sem fundos em caixas eletrónicos do banco JPMorgan Chase. A princípio, o banco creditava o valor do cheque na conta do utilizador, permitindo que ele retirasse o dinheiro antes que a fraude fosse detetada. Muitos acreditavam que, quando o banco percebesse a ausência de fundos, já seria tarde demais, pois o dinheiro já teria sido retirado.
No entanto, essa estratégia rapidamente se revelou desastrosa. O banco subtraiu posteriormente o valor dos cheques depositados das contas dos utilizadores, o que levou muitos a ficarem endividados, tendo gasto o dinheiro que acreditavam ser “grátis”.
O problema não terminou com as dívidas. O JPMorgan Chase, ao perceber o problema, tomou medidas rápidas para corrigir a situação e classificou a ação como fraude. “Estamos cientes deste incidente e já foi resolvido. Independentemente do vê na Internet, depositar um cheque sem fundos e retirar dinheiro de uma conta é fraude, pura e simplesmente”, afirmou um porta-voz do banco.
Além das críticas aos utilizadores que participaram do esquema, as redes sociais, especialmente o TikTok e a plataforma X (antigo Twitter), também foram alvo de críticas por permitirem a viralização da fraude.
Inicialmente, as redes sociais foram inundadas com vídeos de americanos a celebrarem o sucesso do truque e o dinheiro fácil. Porém, em poucas horas, começaram a surgir vídeos de arrependimento, com utilizadores a relatar as dívidas significativas que acumularam após a retirada dos valores das suas contas.
Agora, esses utilizadores enfrentam não apenas as consequências financeiras, mas também possíveis acusações de fraude.